• Janeiro Natural

ALIMENTOS - Combinação poderosa


Eu sempre digo: teste e comprove por si. A alimentação é tão diversa quanto as reações e as consequências que nosso corpo produz com base no que você come. Mesmo assim, existem aquelas combinações de alimentos superpoderosas, já testadas e garantidas pela ciência. Aqui vamos falar sobre elas!



Açafrão-da-terra (cúrcuma) e pimenta-do-reino

Ao combinar esses dois alimentos, você potencializa seu efeito em até mil vezes. Isso mesmo! A curcumina é um dos anti-inflamatórios mais poderosos encontrados na natureza, mas nosso corpo não consegue absorver sozinho. Ao acrescentar a pimenta-do-reino, você inclui a substância piperina, que auxilia na absorção da curcumina em nosso corpo.

Arroz e feijão

Sim, quando o assunto é equilíbrio alimentar, essa combinação não pode ficar de fora. Umas das mais poderosas e, o melhor, acessíveis! O arroz é rico em aminoácidos essenciais, como a metionina. Já o feijão, é igualmente rico, porém, nos aminoácidos opostos, como a lisina. Ao combinar os dois, você tem a proteína, que nada mais é que o conjunto de todos os aminoácidos essenciais para nos manter vivos.


Cenoura e laranja

A laranja é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, auxilia a produção de colágeno e melhora nosso sistema imune. Já a cenoura, possui ácido fenólico, que atua no combate aos radicas livres. Os dois juntos baixam o nível de colesterol em nosso sangue. A fibra da cenoura faz, ainda, com que o açúcar seja absorvido aos poucos, um papel muito importante considerando que a laranja tem alta concentração de frutose. Mesmo benéfica, ela deve ser consumida com cautela.


Beterraba ou feijão e laranja

Colocamos a beterraba junto com o feijão, porque, nesse caso, sua função é a mesma: o fornecimento de ferro. É importante, principalmente para os veganos (mas não apenas), dar atenção à quantidade de ferro que consumimos - e esses dois alimentos são riquíssimos nele. Ao acrescentar vitamina C, pela laranja, limão ou até rúcula, você aumenta, em média, 30% a absorção de ferro no organismo.



Couve e limão

A combinação, presente no suco verde, veio porque os vegetais verde-escuros (couve, espinafre, brócolis etc.) também possuem uma grande concentração de ferro. Ao acrescentar a vitamina C (laranja, limão, acerola etc.), sua absorção aumenta.




A refeição perfeita é sempre aquela colorida, cheia de grupos alimentares. Não precisamos consumir todos esses grupos em um só prato, mas, quanto mais diversa for a sua refeição, melhor será a absorção dos nutrientes em nosso corpo. Bom apetite!




César Janeiro Groke

Fundador da empresa Janeiro Natural

Contato

Facebook Instagram


12 visualizações

©2018 por Janeiro Natural. Orgulhosamente criado por Ethos Comunicação & Arte com Wix.com