• Janeiro Natural

B12- Por que os animais suplementam?



Para responder a essa pergunta, precisamos entender de onde vem a B12. A vitamina B12 é produzida por bactérias no solo e não pelos animais, como muitas pessoas ainda acreditam. Por isso, não se preocupam com sua possível deficiência.


Quando os animais herbívoros comem a grama ou outro alimento não higienizado, entram em contato com essa bactéria, presente nas superfícies desses alimentos (esse seria o caminho natural, mas falaremos mais sobre isso).


Nós, humanos, evoluímos em um ambiente completamente diferente do que vivemos hoje. Antigamente, consumíamos frutas, verduras etc. sem higienizar corretamente. Assim, os alimentos continham uma quantidade considerável de diferentes bactérias, dentre elas, as que sintetizam a B12.

É necessário higienizar os alimentos, não tenha dúvida disso. Porém, ao eliminar as bactérias prejudiciais ao nosso organismo, nós também descartamos as boas (que não são poucas).

Prova de que todos nós, independentemente da dieta, precisamos ter atenção especial para essa vitamina, é a porcentagem de deficiência na população da América Latina atual: 40% nas pessoas que consomem carne e 50% a 60% dos vegetarianos.



Dito isso, por que os animais suplementam a B12?


Como explicamos anteriormente, essa vitamina tem origem bacteriana. Com o uso de agrotóxicos para controlar pragas, nós estamos matando essas bactérias, presentes em terrenos de produção orgânica.

Por isso, os animais também estão tendo cada vez menos acesso a essa bactéria.

Hoje em dia, todos os animais recebem suplementação de B12.


Os bovinos, como primeiro exemplo, recebem cobalto para compor a B12 que é produzida em seu rúmen (órgão do sistema digestivo de animais ruminantes).


Já os porcos são suplementados diretamente com a vitamina B12 e isso não é segredo nenhum, já que as marcas de rações suínas deixam claro ser padrão a suplementação em animais que são criados para o abate.


Os frangos também são suplementados em suas rações, tanto em pequenas criações, como em agroindustriais.




E para que serve a B12?


A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento e a manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina que recobre os nervos, como uma capa de proteção, sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro.




Deficiência de vitamina B12


A ausência dessa vitamina causa a morte dos neurônios, provocando lesões irreversíveis no sistema nervoso.

Dentre os sintomas estão:

- fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço;

- falta de concentração;

- falhas na memória;

- paranoia e alucinações;

- pele amarelada (icterícia);

- língua inchada e inflamada;

- formigamento nas pernas;

- queimação na sola dos pés;

- incontinência urinária.




César Janeiro Groke

Fundador da empresa Janeiro Natural

Contato

Facebook

Instagram

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2018 por Janeiro Natural. Orgulhosamente criado por Ethos Comunicação & Arte com Wix.com