• Janeiro Natural

O poder da meditação


O interesse científico sobre as práticas de meditação tem se aprofundado, assim como a busca individual pela prática correta. Estudos indicam melhora no campo mental e físico, mostrando avanço na cognição e nos estilos de pensamento.

Estudos utilizando tarefas comportamentais mostraram que a prática de meditação aumenta a distribuição dos recursos mentais, e consequentemente, aprimora o processamento de informações. Com o apoio desses dados, aliados ao aumento da autoconsciência, fizeram a meditação ser reconhecida como uma técnica metacognitiva.


Com a melhora na cognição e no campo emocional, a meditação se faz eficaz também na saúde física. Um estudo mostrou que participantes ativos na prática meditativa tiveram um aumento na área do cérebro relacionada ao bem-estar, ao mesmo tempo em que melhora a resposta imunológica.


Existem muitas formas de meditar. Aqui, destaco duas práticas meditativas: a concentrativa, quando você treina sua atenção para um único foco, como a própria respiração ou a contagem sincronizada dela; e a mindfulness, com foco na experiência do momento presente, com atividade de aceitação, sem nenhum tipo de julgamento ou elaboração sobre o que está acontecendo.


A prática mindfulness não busca esvaziar seus pensamentos, ao contrário da concentrativa, e, sim, estar consciente do que está acontecendo à sua volta, sentir as emoções presentes no momento, mas não julgar, apenas sentir.

A prática mais comum e indicada para iniciantes é a concentrativa, pois a prática de atenção não engajada requer maior treino. Mas as duas são do tipo passivo, em que a pessoa fica sentada em silêncio; ambas podem ser aplicadas na mesma sessão. Segundo sugerem estudos, a meditação concentrativa está relacionada às funções de orientação e monitoramento, enquanto a mindfulness trabalha o estado de alerta.


Você encontra os detalhes, métodos e resultados desses estudos na página da SciELO (Biblioteca Eletrônica Científica Onlin).

https://www.scielo.br/j/pe/a/6QBFP9YLtTmtMgMhYfFjjNs/?lang=pt.




César Janeiro Groke

Fundador da empresa Janeiro Natural


Contato

Facebook

Instagram

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Arroz

Feijões